Colunas

Crescimento Espiritual parte II

“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.  (I Co 3:7)

O crescimento espiritual começa com o plantar e o regar, mas só podemos colher resultados pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Convém pois, que se plante e que se regue, pois Cristo dará o crescimento. No meu texto anterior, editado em Colunas, referi o texto, seguinte:

“E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, e à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade”.  (II Pe 1:5-7)

O alvo do crescimento espiritual é a caridade, o amor ao próximo, pois não podemos amar à Deus se não amarmos o irmão e também não podemos amar o irmão que vemos à Deus que não vemos, teologia Joanina.

Também na Carta aos Coríntios está Escrito: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes e não tivesse caridade, nada seria. E ainda que distribuisse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.” (I Co 13:1-3)

Na introdução à caridade, Paulo procurou desmestificar vários conceitos que poderiam ser considerados de crescimento espiritual. O andar no Espírito, manifesta o fruto do Espírito, contra o qual não há lei. Mas o que consiste o andar no Espírito? É semelhante ao andar de trem cujas rodas estão apoiadas em duas linhas férreas. Uma das linhas consiste em se saber que é Cristo que dá o crescimento e a outra é o conhecer as virtudes acima referidas. Virtude, conhecimento, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade.

Deus nos deu a Sua Palavra para que Lhe obedecessemos. A graça de Deus consiste em se saber que aquilo que é impossível aos homens é possível a Deus, porque para Deus nada é impossível. (Lc 18:27)

Fazer discípulos consiste no conhecimento da Palavra e no poder do Espírito Santo. A base de todo o ensino de Jesus é o Sermão da Montanha, Mt. 5:7. É a lei moral de Deus da Nova Aliança. A prática do Sermão da Montanha é a norma do homem sensato que edificou a sua vida sobre a Rocha que é Cristo. Para tudo na vida é necessária uma metodologia e o crescimento espiritual é alcançado na virtude do Espírito Santo que é o poder de Deus no Verbo. (At 10:38)

Todo aquele pois, que escuta e pratica a Palavra de Deus, deixa de ser menino espiritual e não mais é inconstante quanto à doutrina porque adquiriu o crescimento espiritual. Aquele que ama o irmão, ama também a Deus e aquele que ama a Deus, ama também o irmão e adquiriu o crescimento espiritual.

 

Fraternalmente.

casal com uma missão,

Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile