Colunas

Continuidade e Descontinuidade

Graça e paz.

O Deus da Aliança não muda, Ml 3:6.

A Sua revelação ao longo das sucessivas alianças que estabeleceu com Adão, Noé, Abraão, no Sinai, David e por fim com o Filho amado, apresentam
continuidades e descontinuidades.

Lemos no livro de atos que o apóstolo Paulo visitou as colunas da igreja em Jerusalém, Pedro, João e Tiago, com o propósito de saber em como lidar com as igrejas gentílicas.

Coube a Pedro intervir, perante os presentes, citando um texto, do profeta Amós que o adaptou à Nova Aliança, ou seja, o cumprimento da Lei não era mais obra da carne mas do Espírito de Deus que habita nos corações de todos aqueles que foram predestinados, pela graça,à fé.

Eram os tempos da mudança, a descontinuidade do Sacerdócio Levítico para o Sacerdócio de Melquisedec.

O Novo Israel de Deus que é formado por todos os povos ao redor do mundo que abraçaram a fé, cumprem a promessa de Deus a Abraão de que seria o pai de muitas nações.

Alguns teólogos têm manifestado a conflitualidade da Lei e da Graça. É minha opinião que os dez mandamentos entregues no Sinai e escritos na pedra com o dedo de Deus continuam a ser a perfeita conduta da santidade de Deus. Quando Jesus no Sermão da Montanha referiu que não vinha mudar a Lei mas cumpri-la, fala-nos de CONTINUIDADE E DE DESCONTINUIDADE.

Descontinua o Sacerdócio Levítico, em favor de superiores promessas do sacerdócio de Melquisedec, segundo a Carta aos Hebreus.

Deus não muda e na Nova Aliança a Lei de Deus, outrora escrita na pedra agora está escrita nas mentes e nos corações daqueles que foram chamados e que são hoje a Nova Jeruslém, como está Escrito:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, I Pe2:9

Deus não muda, a boa obra iniciada com a nação Israel, são as raízes dos desígnios divinos, agora continuada, pela Aliança Eterna.

Por esta razão não faz sentido considerar uma salvação e um Templo na Jerusalém terrena, porque os verdadeiros adoradores adorarão a Deus em espírito e em verdade, Jo 4:21-23.

Casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile