Ele já é um velho conhecido da música cristã gaúcha, inicialmente, por sua extrema habilidade como guitarrista e também pela notoriedade que alcançou como produtor musical e arranjador, elementos que o tem feito brilhar na cena cristã e também fora dela.
Tendo participado de projetos de grande importância na música gospel contemporânea, Alex Vieira é um músico que tem um grande lastro. Acompanhou o antológico Asaph Borba, tendo sido uma figura de grande importância nos bastidores de sua carreira pelo menos nos últimos dez anos (pelo que me recordo).
Como era de se esperar, seu disco vem recheado de elementos bem diversificados, fruto de seus vastos recursos musicais. Músicas arranjadas com muita excelência e riqueza nos detalhes, desde a concepção das melodias, passando por uma pegada muito forte dos músicos, até os belíssimos arranjos vocais, que fazem desta uma produção primorosa.
“Vieira”, como é conhecido por alguns na cena musical do sul, uniu melodias de grande beleza a um som poderoso, com fortes nuances do fino da MPB (vê-se notas marcantes de Jorge Vercillo e Djavan neste trabalho), mas também de uma pegada bem jazzista, como no caso da canção “Vou te adorar”, que tem a participação do cantor Samuel Barbosa e termina num clima de extrema virtuose da banda, demonstrando o talento extraordinário da equipe que participou da gravação.
O time foi formado pelo próprio Alex Vieira, nos violões e guitarras – Giba Conceição, no baixo – Samuel Oliveira e Saimon Saldanha, nos pianos e órgãos – Daniel Nunes “Kbeça”, bateria. Além deles, o baixista João Batista dos Santos, Arlém Machado, guitarrista, Rafa Marques, batera e Nuno Prestes, também baixista, fizeram participações especialíssimas no projeto.
Um dos fatores que realçam a beleza desse projeto é uma espécie de paradoxo formado pela grandiosidade musical, diante de letras bem íntimas e que demonstram essencialmente uma adoração bastante pessoal. Um contraste forte e belo entre uma musicalidade arrojada e o caráter devocional contido nas letras de Alex.
Tudo soa como uma grande jam session que não perdeu a essência de adoração. Muito bacana, mesmo!
-*-
Produzido pelo próprio Alex Vieira, que também assina todas as 14 composições, o CD traz vários cantores convidados. Gente de peso na música gospel nacional! Ele fez parcerias sensacionais com os extraordinários Marcus Salles, Samuel Barbosa, Fábio Serafim e André Nascimento, além das participações de dois monstros sagrados da música cristã nacional, Asaph Borba e Marcelo Guimarães.
Todo o trabalho foi Mixado em Nashville/USA por dois grandes e premiados engenheiros: o americano Jonathan Crone, ganhador de vários Grammys, e o brasileiro Alberto Vaz, conhecido por seus trabalhos ao lado de grandes nomes da música brasileira e americana, que hoje tem seu estúdio em Nashville/TN.
A Masterização foi realizada em Lisboa, Portugal, pelo excelente Paulo Medeira, no Sound Tweaker.
Conheça tudo sobre Alex Vieira e seu CD “Meus Dias”, aqui: www.alexvieira.com.br