Colunas

Caráter moldado

“E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao Evangelho”

(Filipenses 2:22).

A ação de Deus é misteriosa. Suas lapidações, forjas e aperfeiçoamentos nos maravilham. E seus esforços para extrair o nosso melhor nos deixam impressionados. O Senhor age como quer, na hora que lhe convém, e por meio de táticas extraordinárias para nos levar aonde deseja.

Mas somos, às vezes, surpreendidos por eventualidades que nos impactam. São assaltos, acidentes ou fatalidades que não entendemos. Parecem sem propósito. Resta-nos, apenas, descansar e confiar no fato de que o Senhor é Deus, e tudo vai colaborar para o nosso bem.

Muitas vezes, porém, ao enfrentarmos tribulações, questionamos o amor de Deus. Nossos valores são corrompidos. Não apreciamos a mudança de caráter com a mesma importância que damos às conquistas materiais. Se esse crescimento se mostrar trabalhoso, se a transformação interior nos custar caro, ou incluir perdas, crises e dor, diremos que o Senhor nos abandonou e deixou o inimigo nos tripudiar. Não faça isso. Pelo contrário, saiba que até o adversário é apenas um fantoche nas mãos de Deus. Se o mal não tivesse causado a tempestade, por exemplo, Pedro não teria vivido a maravilhosa experiência de andar com Jesus sobre as águas.

Os seguidores de Cristo não eram perfeitos. As deformações do caráter dos apóstolos são evidentes no texto bíblico, mas Deus tratou cada uma delas. Dessa forma, devemos crer que o Pai também forjará nossa personalidade. O simples fato de terem sido escolhidos já foi, em si, uma prova de sua vocação. Mas a eleição os afetou. Imaginem a honra da constante companhia de Jesus, do discipulado; o testemunhar de cada um de seus milagres; ser usado para libertação e maravilhas; a sensação de grandeza e superioridade. Por isso, foi necessário moldá-los através dos desafios.

Nas aflições, Jesus tratou o caráter dos apóstolos. Igualmente, por meio das tribulações, Deus também está forjando nossa personalidade. Então, deixe o Espírito Santo moldá-lo, pois o Senhor está no controle e sabe o que está fazendo.

Sair da versão mobile