Colunas

Bom Dia Espírito Santo?

Essa frase se tornou comum no meio cristão depois de um livro escrito por Benny Hinn que conta as experiências que ele teve com o Espírito Santo depois de sua conversão.

Confesso que li esse livro a uns 10 anos atrás e tinha gostado muito dele. Fiquei admirado de ver o relacionamento do Benny Hinn com o Espírito Santo e eu queria as mesmas coisas para mim. Talvez você tenha esse livro e talvez seja influenciado por ele até hoje. Não poucas vezes vejo pessoas usando essa frase e sempre direcionando frases deste tipo em algum momento do culto.

Não que seja errado buscar um relacionamento com o Espírito Santo, Ele é o consolador, porém este livro do Benny Hinn tem diversas heresias e eu o considero hoje um falso profeta. Exatamente isto. E antes de me criticar e querer jogar pedras em mim fazendo comentários sem sequer ler o texto, pelo menos leia até o final e depois critique, ok?

Com o passar do tempo eu tive diversas experiências com Deus e pude crescer em intimidade e no conhecimento das escrituras. E hoje vejo o quanto aquele livro não tem nada a ver com as escrituras sagradas. Sou um homem completamente apaixonado pela bíblia, a leio todos os dias, e faço isso a mais de 10 anos. Além de livros relacionados à escritura, já a li inteira quase uma dezena de vezes. E com base em todo o conhecimento que adquiri das escrituras, posso dizer que o livro Bom Dia Espírito Santo nada tem a ver com o Espírito Santo.

Nas escrituras o papel do Espírito Santo é de nos fazer nos lembrar das palavras de Jesus, de nos consolar, de interceder por nós quando não há mais palavras em nossas bocas, de nos capacitar a perseverar, de nos fazer crescer em santidade.

No livro do Benny Hinn, o Espírito Santo se torna um “amigo imaginário” dele, onde o próprio Espírito Santo implora a ele que não saia de sua presença (as coisas estão um pouco invertidas não acha?).

 

O consolador, que é o próprio Espírito de Cristo, veio para estar conosco todos os dias, para nos mostrar o caminho, para completar em nós a obra redentora de Cristo. E sempre irá nos levar à cruz.

No livro Bom Dia Espírito Santo, Benny Hinn não faz menção sobre a Cruz, sobra redenção em Cristo, ou sequer de um relacionamento com Deus, e sim, colocar um relacionamento com o “espirito santo” que ele criou como se fosse a religião e eu diria que ele cria uma nova religião sem cruz, focada em experiências sobrenaturais e que ouve uma voz de um espírito. Porém não há indícios de piedade, santificação, longanimidade, benignidade, domínio próprio, mansidão, alegria, amor, paz, fidelidade ou bondade.

Vamos ver por quê?

 

– “Benny Hinn ensina que o homem é um pequeno deus. E afirmou: “Eu sou ‘um pequeno messias’ caminhando sobre a Terra””

– “Hinn costuma visitar os túmulos de duas santas mulheres, Kathry Kuhlman e Aimee S. McPherson, para receber a “unção” que flui de seus ossos”

– “Benny Hinn afirma (no Bom dia Espírito Santo) que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: “Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos”. ”

– “Ele ensina que a Trindade é composta de nove pessoas, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem, cada um, espírito, alma e corpo.”

– “Ao ser criticado, disse que gostaria de ter “uma arma do Espírito” para explodir a cabeça de seus críticos. Além disso, profere palavras funestas contra aqueles que refutam suas heresias. As ameaças abaixo, que foram dirigidas ao Instituto Cristão de Pesquisas dos EUA:

“Agora eu estou apontando meu dedo para vocês com o tremendo poder de Deus sobre mim… Ouçam isto! Existem homens e mulheres no sul da Califórnia me atacando. É sob a unção que lhes falo agora. Vocês colherão o que estão semeando em suas próprias crianças se não pararem… E seus filhos e filhas sofrerão” (…)
“Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá a sua mão. Não toqueis nos meus ungidos…” ”

– “Defendendo a teologia da prosperidade, pela qual afirma que a pobreza é uma maldição, disse que Jó era carnal e mau (idem, p.103), ignorando o enfático testemunho de Deus acerca de seu servo: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal” (Jó 1.8). ”

– “Defensor também da falaciosa confissão positiva, declarou: “Nunca, jamais, em tempo algum, vão ao Senhor e digam: ‘Se for da tua vontade…’ Não permitam que essas palavras destruidoras da fé saiam da boca de vocês”. (idem, p.295). Hinn ignora o fato de o próprio Cristo ter ensinado e empregado tal forma de oração (Mt 6.10; 26.39). ”

 

O que dizer diante de afirmações como estas? Não podemos ver qualquer foco na redenção que temos em Cristo na cruz do calvário, ou qualquer direcionamento sobre buscar glorificar a Deus com sua vida. Este falso profeta tem feito muito mal no meio cristão e termino dizendo as palavras de Oséias e de Jesus:

– Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.  Oséias 4:6

– Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!  Mateus 22:29

 

Não siga pregadores que se colocam como se fossem os maiorais, que se promovem acima de tudo. Antes, busque o conhecimento de Deus através das escrituras sagradas e você não será levado por qualquer vento de doutrina, e nem seguirá falsos profetas sendo enganado por eles. Que Cristo seja seu referencial de vida e não esses falsos profetas pregadores da teologia da prosperidade e que ensinam heresias no meio do povo de Deus.

Sair da versão mobile