As 3 Dimensões da Palavra de Deus

23

Primeiramente Deus nos fala pelo Seu Filho, Hb 1:1 seguidamente Deus nos falou por aqueles que viram e ouviram falar o Filho de Deus, At 2:14, e também por aqueles que foram guiados pelo Espírito Santo, At 8: 26-40 e finalmente pela Palavra escrita, o Logos ou o Verbo, Jo 1:1.

Dos evangelistas, Mateus, Lucas, Marcos e João que escreveram os Evangelhos, só dois foram discípulos de Jesus, Marcos e João. As narrativas constantes dos Evangelhos não contêm interpretações teológicas porque mencionam à cerca daquilo que o Filho de Deus nos disse.

Sabemos que no princípio a comunidade cristã não tinha a Palavra escrita e os pregadores, como já acima referi, proclamavam à cerca daquilo que aprenderam do Mestre. O que dá credibilidade sobre a Palavra que anunciaram é a presença do Espírito Santo neles, Jo 17:13.

Nos dias de hoje, temos a Palavra escrita, cânones da Nova Aliança a que juntamente com os livros do Antigo Testamento chamamos de Bíblia.

Há dias a minha neta, Isabella de sete anos de idade perguntou-em se eu queria que a ouvisse ler a Bíblia disse logo que sim e ela começou a ler o Livro de Gênesis. Depois de ler o texto perguntou-me porquê que a Serpente enganou a mulher? Devo confessar-vos que a pergunta me embaraçou profundamente. Primeiro porque as serpentes não falam e depois porque não desejava responder-lhe como se ensinam as criancinhas na escola dominical. Por breves momentos pensei como muitos têm abandonado a fé por fazerem uma interpretação literal das Escrituras, não discernindo uma fábula, alegoria, metáfora, provérbio e parábolas.

Precisamos, no meu entendimento, prestar atenção ao catecismo que se ensina nas escolas dominicais. As crianças precisam de aprender a Palavra de Deus ensinada pelo Espírito da Verdade a fim de que ela se torne viva e eficaz e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, Hb 4:12.

É lamentável que as nossas crianças passem quase uma hora a fazer desenhos e a brincar com plasticina, como atividades da escola dominical.

Também não menos certo é que a maioria dos cristãos não sejam capazes de responder à pergunta da minha neta.

Desafio pois o leitor a escrever um breve comentário de como responder a esta pergunta.

Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rorigues

Amilcar Rodrigues foi ordenado pastor em 1978 na "Apostolic Faith Mission" na República da África do Sul, onde fez estudos teológicos. Como missionário em Portugal, fundou três igrejas e foi Presidente Nacional da Comissão de Programas da Aliança Evangélica Portuguesa, para a televisão, RTP2. Foi formado produtor de televisão "Broadcast" pela "Geoffrey Connway Broadcast Academy" Toronto, Canadá, é filiado do "Crossroads Christian Comunication". Em 1998 veio para o Brasil convidado pelo Ministério Fé Para Todos, Rio de Janeiro. No ano 2000 fundou em Cabo Frio uma congregação do mesmo Ministério e foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Pastores até ao ano de 2004. Em 2006 ficou cego. Escreveu o livro "Deus da Aliança" , Evangelho dos Sinais aos Hebreus" e "Contos do Apocalipse". Foi convidado pelo Gospel+ para participar como colunista em Maio de 2012.

23 COMENTÁRIOS

  1. Seu entendimento não passa das quatro paredes que o cercam.

    Misericórdia homem para de postar tanta incredulidade e heresias.

    Sobre os animais falarem, era o jardim que o Senhor plantou e porque não deveria haver harmonia entre a criação de Deus, qual o problema da cobra falar, hoje já e comprovado que os golfinhos conversam,as baleias conversam. O homem perdeu este poder de comunicação com a criação na queda.

    Quem e você para limitar Deus?

    E a mula de Balaão também e uma alegoria,parábola ou devaneios?

    E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
    Viu, pois, a jumenta o anjo do Senhor, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
    Mas o anjo do Senhor pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado.
    Vendo, pois, a jumenta, o anjo do Senhor, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la.
    Então o anjo do Senhor passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
    E, vendo a jumenta o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
    Então o Senhor abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
    E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
    E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
    Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
    Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim;
    Números 22:22-32

    Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
    Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
    2 Pedro 2:15,16

    Vai afirmar também que Pedro não sabia oque falava?

    E não existem trés dimensões da palavra de Deus existe sim uma realidade espiritual que só os filhos entendem:

    Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14

    E o Espirito Santo também e uma alegoria de mentes fantasiosas?
    E o Senhor Jesus disse:

    Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. João 15:26

    E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52

    E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4

    E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lucas 4:1

    E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:22

    Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo Marcos 3:29

    Este ultimo versículo e para você, então veja oque vai declarar

    E a bíblia e dividida da seguinte forma:

    Velho testamento – e onde conhecemos o caráter de Deus
    Novo testamento evangelhos- edificação pessoal
    Novo testamento atos em diante- edificação da igreja
    Novo testamento apocalipse- a justiça imparcial do Senhor

    O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o Espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6

    Fecho estas palavras com as seguinte passagens:

    Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
    Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
    Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
    Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
    Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
    Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
    2 Pedro 2:17-22

  2. Quem quer repostas e você, não sua neta e você.

    Para você Jesus e quem tem a resposta:

    E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
    Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
    Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
    O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
    Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
    O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
    Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
    Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
    Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
    João 3:1-12

  3. Deixa eu entender … a sua neta questionou por que a cobra (dragão/demônio) enganou a mulher? O ser que é imagem e semelhança de Deus que esta no posto que era de Lúcifer a adoração?

  4. a paz irmao!

    quanto a resp penso o seguinte: 1º os animais falavam, por isso nao vemos nem um espanto por parte da mulher (eva).

    2º foi o diabo quem falou pela boca da serpente,que por se um espirito. nao tinha como ele proprio falar com a mulher a nao ser atraves de um corpo fisico. no caso o da cobra..

  5. Já que você não tem condição de ensinar nada, nem mesmo a simples pergunta de uma criança, e é completamnetoo fechado para a experiencia de outros sendo incapaz de ao menos ler com discernimento o que e postado.

  6. Já que você não tem condição de ensinar nada, nem mesmo responder a simples pergunta de uma criança, e também e fechado a experiencia e revelações recebidas por outros que você os julga inferiores a sua “grandiosidade e medíocre intelectualidade” e sendo incapaz de considerar a palavra de Deus como um todo que se completa, só existe um modo de lidar com esta situação

    Diga para sua neta,se você for humilde para isto o que eu duvido, para que ela cultive intimidade com Deus,aprenda quem e o Senhor Jesus e aprenda ouvir o Espirito Santo, e quando ela tiver maturidade o suficiente ela mesma pergunte ao Senhor que responde com alegria aos humildes.:

    E aproveite também para dizer a sua neta que quem vem para roubar, matar e destruir e satanás e não o vovô, apesar da concorrência satanás sempre leva mais jeito para isso, deve ser por ele conhecer melhor a bíblia do que aqueles que se julgam sábios aos próprios olhos e também por ele saber como o homem e facilmente manipulado pela soberba.

    Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
    O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
    Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
    Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
    Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
    Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
    Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
    João 10:9-16

      • E quem disse em dialogar?
        E realmente tudo tem limite principalmente suas heresias e a incredulidade que você semeia com suas palavras frutos de sua frustração.
        E só para esclarecer eu não sei que este que apresenta como “clamando” e nem este tal de” Vilson”.
        Você esta chutando para descobrir quem sou eu, e esta errando feio.

        Leia mais abaixo:

        Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
        E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
        Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
        Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
        Mateus 7:13-16

        E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.
        A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.
        Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.
        Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.
        Lucas 11:33-36

        Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.
        Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
        Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
        E, respondendo um dos doutores da lei, disse-lhe: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.
        E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.
        Ai de vós que edificais os sepulcros dos profetas, e vossos pais os mataram.
        Bem testificais, pois, que consentis nas obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros.
        Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;
        Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;
        Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.
        Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.
        E, dizendo-lhes ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas,
        Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem.
        Lucas 11:42-54

      • O dia que você apresentar algo “santo” ai sim você terá autoridade de usar este versículo. até lá……………não passa de “clichê provocativo” esperando alguma reação oriunda do ego

  7. Em linguagem mais infantil possível, eu explicaria que a serpente enganou a mulher porque a gente gosta de ouvir que podemos fazer o que nos foi proibido. E daria o seguinte exemplo: se eu disser que você não pode pegar o bolo na geladeira e aparecer alguém, que você não conhece, falando que você pode, sim, pegar o bolo, você vai gostar da ideia, e vai concordar com a pessoa, e vai acabar indo lá pegar o bolo.
    Em palavras mais maduras, seria porque a natureza carnal do homem faz com que sempre desejemos atender aos nossos desejos primeiro.
    Claro, existem outras infinitas implicações teológicas. Mas acho que essa satisfaria a sua neta.
    Além do mais, crianças são muito lúdicas; ela não se atentaria para o fato de que a serpente que falou. Mas, se atentasse para isso, a explicação do irmão acima acerca da soberania de Deus caberia muito bem, e o exemplo de Balaão poderia ser citado para edificar ainda mais a sua neta.
    Deus abençoe a todos!

    • L eitora Natália,

      Agradeço o seu comentário e a riqueza da exegese demonstrada.

      A sua participação é singular e demonstrativa de que não se enredou com explicações à questão por mim solicitada.

      Melhores saudações cristãs,
      Amílcar

  8. E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
    Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
    Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
    Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
    Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
    Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
    E vos renoveis no espírito da vossa mente;
    E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
    Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
    Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
    Não deis lugar ao diabo.
    Efésios 4:17-27

  9. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
    E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
    Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
    Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
    Efésios 4:29-32

  10. E para finalizar: E incrível como o povo que se diz “evangélico” odeia sinceridade.

    25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.Efesios 4

  11. Paz amados, Eu tive um papagaio que repetia tudo o que eu falava e não tinha nada de magico nisso.
    Assim como a jumenta de Balaão a palavra é clara e não da margens para interpretação alegórica.
    Gênesis 3,1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
    A serpente( animal) era a mais astuta.
    Vemos Deus se dirigindo ao animal no primeiro juízo:
    Gn 3,14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
    Mais uma vez, tratasse de um animal, não a interpretação nisso.
    não tenho todo o currículo do Amilcar, mas tenho o Espirito Santo e pra mim basta.
    Na pouca experiencia que tenho como pastor, Ja vi pessoas possessas de demônios que sua vos era irreconhecível, já vi crentes cheios do Espirito Santo profetizando como uma vós diferente da que nós estamos acostumados.
    Se Satanas consegue deixar uma pessoa em estado deplorável, e como o irmão Voz sitou, Deus usar uma jumenta pra falar, o diabo poderia ter usado o meu papagaio que não mudaria o nosso estado atual, Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
    Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
    Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
    Romanos 3:22-24

    Portanto meus amados, não quero mudar minha visão sobre a serpente, pra mim tanto faz se é papagaio ou jumenta ou uma serpente que falou, a minha filha tem 1 ano seu nome também é Isabela, e eu ja conto a historinha da serpente que falou.

    Acho que o vovô perdeu uma oportunidade maravilhosa de explicar o poder de Deus e o milagre da redenção.
    Paz amados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here