Colunas

Aprendendo a obedecer

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem”.

(Eclesiastes 12:13)

Deus nos oferece o padrão. Ele nos dá acesso aos mandamentos, às leis e aos decretos. O Senhor nos ensinou a regra do jogo, e nos deixou jogar. O resultado de nossas vidas será, portanto, consequência da atenção que demos e esse regulamento.

Assim, aprendemos que a chave da vida está em nossas mãos. Basta que façamos nossa parte. Josué, o grande líder de Israel, se viu diante de um dilema semelhante: escolher seguir as regras de Deus ou fazer as coisas segundo sua própria vontade. Graças a Deus, ele escolheu o caminho certo. Josué foi aquele que deu sequência ao que Moisés iniciou. Ele aprendeu com seu antecessor: “Faça segundo a lei, para que sejas bem sucedido”.

O segredo é que Deus tirou o povo do Egito, e não Moisés. Ele não teve controle nenhum sobre a situação, apenas ouvia e obedecia. Por isso, tudo dava certo. Como obedeceu, foi bem sucedido.

Esse nível de relacionamento surge quando nos envolvemos num projeto que é verdadeiramente do Pai. Você prospera e não sabe nem como. O Senhor te levanta e, quando você percebe, as coisas acontecem. As portas se abrem e Jesus te dá graça. Há multiplicação onde quer que coloque a mão. Você acumula testemunhos e vira referência. Deus foi com Josué assim como foi com Moisés, e será com todo aquele que obedecer.

Nem sempre é fácil obedecer, mas é a melhor opção. A desobediência sempre traz sofrimento e perda. É uma alternativa que parece fácil, mas que não vale a pena, pois os prejuízos são grandes demais. Não devemos seguir os caminhos que são bons aos nossos olhos, mas aqueles que foram indicados por Deus.

Aprenda: Deus vai abençoá-lo enquanto você obedecer. Não descuide das coisas do Senhor, não deixe que as vitórias o façam relaxar na fé. Mantenha sempre uma vida de oração e santidade, pois, agindo assim, as bênçãos o acompanharão aonde quer que você for.

Sair da versão mobile