Colunas

A porta estreita

“Entrai pela porta estreita […].”

(Mateus 7.13)

A Bíblia utiliza muitas metáforas para ensinar profundas verdades espirituais. Jesus também estabelecia interessantes comparações para anunciar sua mensagem. Uma das mais famosas é a da “porta estreita”. Ele declarou: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:24). Cristo é a porta, o caminho, a resposta e a entrada para o Reino de Deus.

A grande questão, porém, é a seguinte: trata-se de uma porta estreita. Ou seja, é um caminho difícil de ser traçado. Existe até mesmo uma gíria que diz: “está estreito”, no sentido de “está complicado”. O caminho que Jesus nos ensinou é, portanto, duro de trilhar, uma jornada que exigirá muita determinação e firmeza.

Mas algumas pessoas dizem: “Meus amigos descrentes são prósperos. E eu, que sou convertido, tenho muitas dificuldades”. Se Jesus falou que é estreito, você esperava o quê? Cristo nos ensinou que o caminho mundano é fácil, mas, no final, conduz à perdição. Devemos crer que Deus sabe o que é melhor para nós. Se o Senhor nos ensinou que será difícil, fique firme, pois a recompensa durará eternamente.

A porta estreita também se refere ao preço pago na vida dos cristãos. Não o da salvação, porque o sacrifício de Jesus já pagou por isso, e não há dinheiro no mundo que a possa comprar. Mas ao esforço do discipulado, à luta que travamos na busca por nos tornarmos parecidos com Cristo. Por isso, devemos lembrar que a fé sem obras, sem esse esforço, é morta. Do contrário, todos estariam salvos e vivendo em comunhão com Deus.

Mas alguém pode perguntar: “Que preço é esse que o cristão precisa pagar?”. É o preço da renúncia, porque está escrito: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33). Por isso, saiba que, assim como Cristo venceu o mundo, também nos prometeu a vitória, se tivermos coragem suficiente para permanecermos em seus caminhos, vivendo em santidade e anunciando a Palavra de Deus. A porta é estreita, mas nela está a salvação.

Sair da versão mobile