Colunas

A direita brasileira é preguiçosa e alienada

Foto Pensar Contemporâneo

O filosofo e professor Olavo de Carvalho afirmou que: ”A guerra contra a ideologia socialista é cultural”. Neste ponto a gestão do ex-presidente Bolsonaro errou tragicamente. A consequência deste erro fatal foi ver todas as Universidades Públicas do país e as instituições que operam o poder aparelhadas por professores e legisladores marxistas. Milhares de estudantes doutrinados e lançados na cultura do país;  a constituição rasgada e jogada ao lixo. O Ministério da Educação de 2018 a 2022 foi inoperante e eixo de escândalos de corrupção, a direita ignorou e reviveu o sentimento da tecnocracia.

O abandono da guerra política no eixo cultural é o foco para entender o fracasso na guerra e o surgimento do forte movimento apelidado de Bolsonarismo. A militância bolsonarista no modo de operação apresenta poucas diferenças do petismo. Não  verificar as fontes das informações passadas, acreditar em teorias conspiratórias;  se organizar de forma religiosa e pautar na figura do ex-presidente um messianismo a ponto de gestos, cores, objetos e falas do Jair Bolsonaro ser interpretadas como mensagens ocultas para seus seguidores.

Nas manifestações frente aos quartéis diversas teorias foram espalhadas via zap através dos vídeos e links suspeitos que os administradores dos grupos não verificavam as fontes e nem os conteúdos. As notícias falsas surgiam diariamente. Muitos membros dos grupos não liam, nem assistiam, apenas repassavam para outros grupos. Na direita os próprios administradores dos grupos de Whatzap são preguiçosos para checar, a grande maioria não entendem ate hoje o que é ser de direita e quais os valores que precisam ser defendidos nas áreas da: Religião, família, economia, educação, ciência política, pátria, liberdade. Só repetiam pautas defendidas pelos aliados do Bolsonaro que entregavam seus produtos enlatados aos militantes. Nada diferente da estratégia da esquerda!

O eleitor direitista  em sua grande parte é Preguiçoso para ler e só se informa por youtubers ( que estão lucrando muito com a frustração e o fanatismo); links suspeitos e informações pelo zap que se espalham com ‘’memes’’ e recortes de notícias que resultam em Fake News. Nada dos fatos ou uma investigação séria das fontes.

Estudar ou formar núcleos de estudos do pensamento conservador e as linhas marxistas ? Para eles Nem pensar! É cansativo e não existe tempo ou custa grana para participar. As justificativas são muitas para ignorar o conhecimento.  E são exatamente os núcleos, institutos e cursos com os do falecido Olavo de Carvalho que ajudou a direita a não ser uma coisa muito pior. Através dos núcleos e institutos conservadores surgiu uma pequena classe de intelectuais conservadores que lutaram em muitas áreas da mídia, da política, na religião e da cultura. Canais como a ‘’Jovem Pan’’  deram liberdade para comentaristas e jornalistas conservadores. Teólogos protestantes e católicos conservadores também fizerem sua linha de defesa em suas comunidades.

A plataforma de streaming  Brasil Paralelo produziu vários documentários informativos sobre temas relevantes e polêmicos, contribuiu muito para  educação e reflexão profunda  no Brasil. Nas áreas literárias, duas grandes editoras conservadoras como a É Realizações e a Vide Editorial publicaram livros dos novos conservadores brasileiros,  traduziram centenas de livros do conservadorismo internacional. Nem tudo está perdido!

Sem educação, sem leituras dos bons livros, sem um investimento pessoal para formação intelectual, não será possível a criação de uma força resistente durante este período do petismo no poder. Por isso o que resta agora é a confusão das ideias, a histeria, o foco errado, o desânimo que leva a frustração e a falsa esperança no possível retorno do ex-presidente ou que algum parente dele retome o protagonismo na direita. Claro, são sintomas do que restou daquela confusão antes da posse do ‘’novo’’ governo.

O que temos hoje são os cacos que não sabem o básico, nem a diferença entre o sentimento de ser nacionalista e pertencer a nação. É conclusivo afirmar que a direita bolsonarista é por direito o outro lado da moeda do petismo. A ignorância é o fator que unifica!

Chegou a gora de mudar a direção, retornem aos núcleos e aos institutos conservadores na sua cidade Não existe onde você mora? Forme um com seus amigos. É urgente focar nos estudos para luta espiritual e intelectual – também na criação de novas estratégias. Senhores e senhora retornem aos livros!

Sair da versão mobile