Colunas

A Bíblia é a Palavra de Deus?

Comemora-se no próximo dia 13, o dia da Bíblia e em razão desta efeméride desejo compartilhar, com o Leitor, o meu entendimento à cerca da questão de ser, a Bíblia a Palavra de Deus?

Contrariamente, aos ensinos populares, que afirmam ser a Bíblia a Palavra de Deus, precisamos considerar que a Bíblia não passa de letra que mata e, no entanto, contém a Palavra de Deus.

Para um incrédulo a leitura da Bíblia para nada serve. Até para alguns cristãos de pouco serve e por esta razão é que não a leêm.

Outra dificuldade que temos sobre o livro Bíblia, é a existência de vários códices da Bíblia como é o caso do códice Vaticano, siniaticus, entre outros.

Também, as várias traduções da Bíblia têm erros, acréscimos e mutilações.

Outra situação que cria dificuldades, é a forma como existem diferentes ensinos da Bíblia e por esta razão, há necessidade de considerar os vários estilos literários, a que chamamos de hermenêutica que nos possam conduzir a uma exegese que se torne compreensível ao coração e à mente do homem nascido de novo.

O Livro Bíblia, torna-se a Palavra de Deus que é viva e eficaz Hb 4:12, dependendo de quem a lê ou de quem a ouve.

Infelizmente que a pregação da Palavra por homens corruptos, incrédulos e superficiais tem sido um dos maiores problemas e a causa principal de abandono nas igrejas.

Outra causa, também, que muito dano tem feito, é a forma “artística” de comunicar a Palavra de Deus. Não raros são aqueles que dramatizam a exposição dos seus sermões com choro, risos e artes de “show man”. A mentira das suas revelações com visões de anjos, são também disfarces para atraírem o incauto ouvinte e, desta maneira, trazem a morte em vez da vida. Cuidado com aqueles que querem passar por muito piedosos e nunca manifestam o fruto do Espírito.

A Sociedade Bíblica do Brasil é responsável por editar uma Bíblia que corresponda à verdade dos textos, como é o caso da Bíblia de Jerusalém.

Finalmente, conta-se que certo criminoso que ia ser levado à forca, por causa de seus crimes, ouvia um clérigo que citava textos bíblicos sobre o amor de Deus, a salvação, o perdão. Estas palavras, ouvidas pelo condenado, fizeram-no parar e voltando-se para aquele que as pronunciava, perguntou-lhe se ele acreditava naquilo? E acrescentou: Se eu cresse, naquilo que você diz, eu jamais teria sido o homem que fui. Sairia pelas ruas e proclamaria a todas as pessoas que encontrasse, aquilo que acabei de ouvir. Jamais ficaria dentro da casa da igreja, à espera daqueles que, como eu, precisavam de ouvir essas Boas Novas.

Um casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Sair da versão mobile