Colunas

Ex-diretor da Transpetro Rubens Teixeira, que é pastor, confronta Revista: “Se Veja publicou, deve ser mentira”

Economista Rubens Teixeira

Em relação à matéria publicada pela Radar On-Line da Revista Veja, em 07 de agosto de 2015, intitulada “Cargos abençoados”, é possível perceber que jornalistas ligados à Revista Veja parecem não primar pela verdade dos fatos. Matérias recentes, inclusive, em relação ao senador Romário evidenciam isto.

Na matéria, o jornalista diz que o ex-diretor financeiro da Transpetro, o economista Rubens Teixeira, que é colunista do Gospel + e evangélico, deixou a função em abril deste ano, mas “deixou raízes na estatal”. Na verdade Rubens Teixeira foi destituído em 27 de março, sete dias após apresentar em um debate na Rádio Tupi o projeto do “dinheiro virtual” que desenvolve com Henrique Forno e Márcio Araújo, todos economistas e analistas do Banco Central. Na ocasião Rubens Teixeira terminou a sua fala desafiando os políticos honestos a ajudá-lo nesta tarefa e disse que não tinha como colocar dinheiro virtual ‘na mala’.

De acordo com o Radar On-Line, o engenheiro Edison Feitosa – que é evangélico – é ligado a Rubens Teixeira e portanto permanece na Transpetro.

Essa matéria do colunista da Veja confronta outra matéria, publicada pelo mesmo colunista, no dia 9 de abril, intitulada “Mudanças na Transpetro“, onde ressalta que o novo diretor financeiro estava “varrendo os quadros do seu antecessor”, Rubens Teixeira, deixando claro que a nova diretoria não queria ninguém ligado ao ex-diretor.

A nova diretoria e os processos no Ministério Público

Com a chegada do novo diretor financeiro Fernando Kamache – ex-diretor financeiro da Refinaria de Pasadena entre 2005 e 2009 – profissionais da equipe de Teixeira disseram ter sido colocados em sala fechada, submetidos à pressão. Pelas perguntas e posturas que tomaram, há suspeitas de que essas ações possam ter objetivado tentar fazer alguma descoberta de possíveis ‘furos’ em relação ao ex-diretor, mas nada foi encontrado. O Ministério Público Federal, Estadual e do Trabalho abriram processos para apurar se houve ocorrências de crimes de tortura, constrangimento ilegal e cárcere privado.

Rubens Teixeira e Edison Feitosa 

Questionado sobre a matéria “Cargos abençoados”, Rubens Teixeira declarou:

“Conheci Edson Feitosa quando já era diretor da Transpetro. Ele tem mais de 20 anos no Sistema Petrobras. A última ligação que fiz para ele foi quando soube dos constrangimentos que a Transpetro estava impondo a pessoas de bem que trabalharam comigo, logo que saí do cargo. Fui muito incisivo e tão objetivo quanto o caso requeria. A demonstração de que não tenho ligação com ele é que jamais recebi ligação, e-mail, mensagem ou qualquer contato dele depois de ser destituído, exceto o retorno da ligação que eu havia feito para falar acerca do desrespeito que impuseram a pessoas inocentes na Transpetro. Não foi uma conversa de amigo, mas de um cidadão cobrando respeito a pessoas inocentes. Edson Feitosa é evangélico, mas não é da mesma denominação da qual faço parte, nem da Igreja Universal, como afirma de maneira inverídica a Coluna Radar On-Line da Revista Veja. Nem eu nem o senador Crivella jamais estivemos na igreja em que Feitosa faz parte, enquanto ele trabalhou comigo. A relação que tínhamos era profissional e somente quando estávamos na Empresa. Há pessoas de outras religiões na Transpetro que têm muito mais afinidade comigo do que ele. A Revista Veja já publicou outras mentiras antes de acusar indevidamente o senador Romário de ter conta na Suíça. Está começando a valer a Nova Lei da Mídia: ‘Se Veja publicou, deve ser mentira’. E, para mostrar o nível, diferente de mídias sérias, sempre refere-se a mim como ‘pastor’ de forma preconceituosa, mesmo não se referindo a matéria a algo relacionado a minha fé. Tenho 27 anos de serviço público, formações acadêmicas e livros escritos, mas eles querem o escárnio. Em meio a tanta mentira e desrespeito, o melhor caminho é desprezá-los. Este tipo de jornalismo caminha para onde merece: são vistos como panfletos a serviço da fofoca e da mentira”.

O pastor e economista Rubens Teixeira é escritor, autor dos livros “As 25 leis Bíblicas do Sucesso“, em coautoria com o juiz William Douglas, best seller que está sendo lançado em várias partes do mundo, inclusive nos EUA, pela gigante Backer, e “Como vencer quando você não é o favorito“, que será lançado brevemente na Inglaterra.  No Brasil ambos livros foram lançados pela Editora Sextante, uma das maiores do país.

Sair da versão mobile