Artigos

Por que a música gospel é tão ruim?

Comments (27)
  1. Paulo disse:

    Saudade do grande Ozeias de Paula, da Shirley Carvalhaes, da menina Denise, do pastor Luiz Carvalho, Vitorino Silva, Edson e Telma… eu gostava desse pessoal

    1. Danielle disse:

      Nossa Paulo. Hoje mesmo escutei os louvores de Ozeias de Paula: “eram cem ovelhas…”

  2. Elaine Araújo disse:

    Temos que estar alicerçados na palavra,pois até os louvores na igreja,por alguns não serem consagrados a Deus estarem causando dissenções e até mesmo maldição.Temos que fazer o melhor pra Deus,mas o verdadeiro louvor é reconhecido quando liberta e restaura vidas.Acho que o autor ( não sei se cristão),seria mais produtivo no artigo,se colocasse bases da palavra de Deus,sobre o cuidado que o cristão deve ter sobre o verdadeiro louvor.

  3. jackeline lima disse:

    E esse site é cristão?Como é que permitem que esses incredulos postem mediocridades como essa? Tudo bem que nos dias de hoje a música evangélica (rotulada como gospel, termo esse que eu particularmente, odeio) não é mais a mesma de antes, mas agora se dispor a vir aqui e escrever um tópico ridículo desses, englobando e generalizando todos os hinos religiosos, achando que somente eles são mal produzidos é de uma ignorancia absurda. Existem muitas musicas evangélicas ( as antigas propriamente) que são muito bem produzidas e harmoniosas, principalmente das décadas de 70,80 e 90. Esse imbecil que escreveu esse artigo é extremamente ignorante e limitado em sua visão. Assim como existe hino religioso terrível e mal produzido, também existem milhares de músicas seculares essas entoadas e inclinadas para o mal que são mal produzidas e de péssimo gosto até mesmo dos veteranos da música secular. Esse aí nunca deve ter ouvido musicas religiosas internacionais e dos grandes veteranos da música evangélica, porque só escreveu imbecialidades. E ainda tem cristãos que levam esse site a sério.

    1. jose disse:

      É interessante notar uma coisa, 99% das musicas gospel feitas hoje sao lixo, nao tem letra, ritmos pobres e até plagiados da tal “musica secular”. Enquanto que na tal musica secular feita para entretenimento encontramos muito mais material de qualidade.
      Pelo menos os seculares nao enganam pessoas dizendo que é para Deus quando é naverdade pra encherem os bolsos.

      1. jackeline lima disse:

        José tudo bem eu também sou contra esse mercantilismo que estamos vendo no meio do evangelho e transformando os em Show Business, mas não podemos generalizar. É a mesma coisa se eu olhar para o axé, funk carioca e sertanejos comerciais, só para citar esses gêneros horrendos onde estão abarrotáveis de músicas sem qualidade musical e cantores terríveis. Posso concordar que a música evangélica depois dos anos 90, se tornou medíocre, mas não coloco Rebanhão, João Alexandre, Sérgio Lopes, Catedral, Grupo Logos, Grupo Elo e muitos dos anos 80 e 70 no mesmo saco e até alguns ainda dos anos 90. Se formos seguir essa lógica, então devemos estender a música secular também, levando em conta que o gênero pop e o R&B contemporâneo na música secular é abarrotada de mediocridades musical.

    2. beatriz disse:

      Parabéns sua resposta foi ótima vc falou a pura verdade

  4. levi varela disse:

    Música é uma forma literária cantada, bem assim acompanhada por instrumentos musicais.

    Ora, grande escritor, daqui a pouco vamos todos nós ter que ter que escrever somente de um modo, somente uma literatura correta, nos trilhos, nos mínimos detalhes da gramática?

    Por favor, enquanto certas pessoas usam o pronome no plural, nosso mandato…, outros usam no singular, o meu mandato.

    “Brás Cubas” tem tanta importância quanto os escritos em cordéis, ambos são literaturas, são expressão do povo. Está querendo que todos escrevam músicas e todas elas no estilo de “construção” de Chico Buarque? Menos, doutor! Cada um conforme a sua medida, conforme Deus lhes deu, não vamos ficar paranóicos e escravos da otimização, do zelo, do capricho, é pedir demais…

  5. vai arrebentar disse:

    O TIAGO COMO JORNALISTA, VC E UM EXCELENTE CANTOR…

  6. clamando disse:

    não seria porque a maioria de autores destas musicas são mundanos, tem atpe da ivete sangalo e claudia leite moacir franco, como pode ter qualidade, e por isto que tem muita musica com mensagem subliminar, é o diabo cantando dentro da igreja

  7. Helenito disse:

    Essa é o que lemra a velha frase, gosto é que nem naris…, antes de me converter conseguia ouvir rock, hip hop, samba , pagode, etc. Hoje não consigo.

  8. Alex disse:

    Olha isso depende né. Nem todas de antes eram boas. Os tempos mudam e temos que acostumar. Muitas coisas que eram combatidas nas igrejas agora são toleradas, e coisas importantes e não essa banalidade.

  9. Frater disse:

    Muito bom artigo! Eu só discordaria da descrição não caridosa da Idade Média (acredito que sua organização social em muitos aspectos é superior à atual), mas esse não é um ponto importante.
    De fato Sr. Cortês. É decepcionante ver como os cristãos abandonam com tanta facilidade suas tradições, como abandonam Palestrina e Bach, apenas para ouvirem músicas que se assemelham às que são tocadas em bares e casas de dança. Talvez isso não ocorra somente pelo desejo de ouvir música profana, mas também pelo ego de compositores e cantores, que acham que possuem o direito de serem admirados da mesma forma que Bach; mas eles não têm esse direito se eles não têm o talento!
    Aos comentaristas que dizem que não importa muito, que são apenas formas diferentes, eu queria lembrar-vos que não só formas diferentes nos afetam diferentemente, mas formas diferentes expressam um conteúdo diferente. No caso de uma liturgia, as formas devem expressar um conteúdo divino.
    É interessante até ver como nos EUA há, entre a geração Y, um êxodo das igrejas pouco litúrgicas à igrejas mais tradicionais, como a Católica, a Ortodoxa ou a Anglicana; justamente porque eles começam a enxergar que, obviamente, já que esse é o mundo de Cristo (não só no qual Ele se encarnou, mas no qual Ele ressuscitou), importa o que fazemos aqui, as formas importam! Parafraseando von Balthasar, se abandonarmos ou brincarmos levianamente com a Beleza, suas irmãs, a Verdade e a Bondade, podem, em vingança, nos abandonar.

  10. mildreta Mussororo disse:

    o rpoblema eh que a maioria das musicas hoje em dia estao centradas no homem, na vitoria, nem todas as musicas do meio evangelicos sao louvores como muitas pessoas pensam, louvor eh louvar a Deus, exaltar seu nome, seu poder, reconhecendo que Ele E’… Eu imagino os anjos louvando e nao creio que eles louvem egocentricamente, eles somente exaltam o nome do Senhor….

  11. ronaldo disse:

    Excelente texto Thiago cortês… Muito apropriado para o momento !!! Quero só deixar claro que ainda existe alguns poucos louvores Cristocentricos.

  12. Jorge Vinicius disse:

    MELODIAS PAUPÉRRIMAS COM LETRAS RIDÍCULAS. PARABÉNS PELO COMENTÁRIO.

  13. VOZ disse:

    A musica gospel e ruim porque e feita por ganacia e auto promoçao,no mundao estas coisas prosperam,mas quando se diz que e feita para Deus ai a coisa muda de figura,ficando pior ate se comparada com musica secular.E convenhamos e cada letra jogada com cada melodia de arrepiar ate cabelo em ovo.Horrivel e elogio.Musica boa e quem do espirito e de uma alma em conversao.

  14. Israel Souza disse:

    Sociólogo, jornalista, assessor…
    Recebeste o Espírito Santo quando creste?? Necessário é nascer de novo.
    Saiba: Deus não ouve música;
    Deus ouve corações.

  15. Cristiane Santos disse:

    A musica gospel atual apenas é o reflexo da espiritualidade superficial dos crentes de hoje, que não gostam de orar e nem ler a biblia

  16. kele disse:

    Depende da MUSICA!

    tem músicas inpirada por DEUS QUE fala em nossos coraçõe!

  17. lrraimundo disse:

    Sinceramente: tô de saco cheio tanto dessa cultura pobre gospel qto desses críticos q só sabem meter o pau e não fazem porcaria nenhuma pra Deus….
    O Evangelho é Simples, a vida é simples. Vamos saber vive-los, pelo amor de Deus!

  18. evangelista dos santos machado disse:

    Tenho compaixão de pessoas que se dizem tão doutos mas infelizmente são pobres espiritual como os que crucificaram Jesus, quem dera essa pessoa que fez essa infeliz critica soubesse o que é chorar cheio do Espirito Santo.

  19. Gil disse:

    Infelizmente a música cristã não é mais ouvida, está em extinção.
    Essa coisa que está aí como “gospel”, é mais um anátema inserido na igreja, letras cantadas em verso e prosa que falam… ou melhor que nada falam, mas que são cantadas por um coro de milhões de vozes, que apenas se emocionam.
    A pobreza das músicas, que hoje é tocada nas rádios ditas evangélicas, é de tão grande expressão que nada expressam. Sou um saudosista de grupos e compositores que nos idos dos anos 70 e 80 fizeram musicas cristãs com essência, ou seja, alinhadas com a Palavra de Deus, tais como: Vencedores por Cristo, João Alexandre, Nelson Bomilcar, Janires, Grupo Logos, dentre outros que foram sufocados pelo mercado ditatorial gospel.

  20. Pedro Augusto Cerqueira disse:

    nnnnnnn acredito q achei isso na internet!!!!!tirou as palavras da minha boca,sou músico da igreja mas tenho uma educação musical mais voltada para o barroco,J.S.B,Vivaldi e na cultura contemporânea apenas tolero o jazz, mas repudio td o resto de lixo que vem dessa “industria musical”…..mas parabéns pela iniciativa de vcs para tirarem as pessoas dessa decadência harmônica que vem de td que aconteceu após o modernismo.Para quem quiser depois procurem lá no youtube “a história da música ilustrada” e vão vem desde a era da pedra até o romantismo a humanidade só ascendeu e depois no pico da montanha se suicidou.

  21. marcelo nunes disse:

    Sua critica não poderia ser mais bem vinda…sempre falei que esses lixos gospel são destituídos de organização melódica e são meios para fazerem lavagem cerebral num grupo de fácil manipulação como grande parte do publico evangélico…nao difere em nada do funk,axe,sertanejo ,pagode e outras imundiçes musicais que são despejados pela industria do enlatado musical….estamos presenciando a homogeinidade da cultura elevada ao seu pior nível…resultado da industria cultural ,marxismo cultural que contamina ate as igrejas ..

  22. Fernando Zaborato disse:

    A “insuportabilidade” da música gospel, reside primeiro em sua melodia terrivelmente triste e melancólica, chega a dar náuseas, e também à letra pobre que nada fala. Não entendo o motivo de que tudo a que se refere à religiosidade ter que ser tão triste e enjoativo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.