Home »

Encontrando atores cristãos

Colunas em seu email

Receba Colunas em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Encontrando atores cristãos

Com a profissionalização dos filmes cristãos no Brasil e no mundo, um dilema tem tomado conta da cabeça dos produtores.  
Não bastasse gastar seus neurônios na busca por locações, conseguir verbas, montar uma equipe e construir uma história que toque nos corações, os produtores precisam ultrapassar um dos maiores obstáculos: encontrar atores capacitados. As produções cristãs no Brasil estão apenas começando, o primeiro filme lançado foi em 2009 e mesmo que tivéssemos centenas de atores entrando em escolas de atuação, ainda assim não teriam a experiência suficiente para encarar um set de filmagens, a correria e a pressão. Nessa hora somente a capacidade de Deus para não prejudicar todo um projeto.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Então como fica muito difícil encontrar atores cristãos, um dos caminhos é partir para atores não evangélicos, e isso seria um erro?Montar um filme cristão com atores não cristãos, será que não seria o mesmo que ver cantores do meio secular cantando músicas para Deus? Nos EUA é muito comum assistirmos filmes onde os atores não são evangélicos, eu poderia enumerar aqui vários deles, mas não vem ao caso agora.

Vale ressaltar que alguns papéis são específicos para um perfil. Assim como agências de modelos buscam perfis, na tentativa de compor um personagem para cinema também é difícil encontrar o perfil procurado.

Viver da arte em nosso país não é uma tarefa fácil, ainda mais com as produções de teatro e cinema apenas começando. Mas alguém precisa começar essa história. Na verdade mudar essa história.

Amadores ou profissionais, o importante é encontrar pessoas dispostas a doar suas vidas à Deus através da arte. Diretores que lêem esse post sabem que até pra montar um grupo de teatro em nossas igrejas há dificuldade de vermos atores compromissados nos ensaios e na vida cristã.

Podemos contar histórias que irão mudar histórias de vidas. Então se você é um ator amador aqui ficam algumas dicas:

1ª busque conhecimento em escolas profissionalizantes;

2º use as rede sociais pra se promover;

3º monte um book de fotos;

4º não exagere nos decotes e roupas que mostrem o corpo, isso assusta os produtores;

5º nas entrevistas, seja humilde, diretores amam trabalhar com amigos e prezam por um clima bom no set;

6º quando for chamado pra fazer um teste de vídeo, seja rápido.

Essas são algumas dicas de um diretor que passa pelas mesmas dificuldades em encontrar atores cristãos e se você conhecer algum, por favor ME AVISE!

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de Fábio Faria

Por

Diretor de teatro e cinema, tem 03 longas produzidos no Brasil e mais de 20 espetáculos de teatro. Foi precursor do cinema cristão no Brasil e atualmente mora em Joinville-SC. Diretor da Red Films. É casado com Karin Faria, diretora de arte e publicitária.

Artigos de em seu email, gratuitamente!

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

17 comentaram, comente você também!

  1. Senti falta dos posts dessa coluna! Muito massa!

  2. Muito massa! Parabéns!

  3. Tânia Samila disse:

    Olá Fabio…Posso ajudar!

  4. Deve ser uma grande dificuldade em conseguir atores cristãos mesmo :/

    Muito massa essa coluna…aguardo os próximos pots :D

  5. Deve ser realmente complicado ter bons atores cristãos…

    Muito massa essa coluna…coisas bem diferentes do que somos acostumados a ler…

    :D

  6. eu imagino a dificuldade…..
    essa frase sua diz tudo “Amadores ou profissionais, o importante é encontrar pessoas dispostas a doar suas vidas à Deus através da arte”

    Abs.

  7. Jorge Vinicius disse:

    contratem a Gretchen, Joelma, Luana Piovani,etc…vão dar ótimos tristemunhos.

  8. Bom dia Fabio.
    Cara, muito tri teu comentário.
    Sou ator amador, já fiz teatro um bom tempo na minha igreja e no ano retrasado liderei um grupo de teatro, Amo essa arte e nos últimos 10 anos estudamos e fizemos cursos com atores que passaram por nossa igreja para ensinar e etc… na busca por mais experiência fizemos teatro fora (secular) mas a promiscuidade é tanta que uns de nós se perderam e outros se deixaram seduzir pelas propostas financeiras pra fazerem alguns teatros com erotismo e ou filmes com esse conteúdo. Teve uma ves que vei um representante de uma rede de TV para selecionar pessoas do nosso grupo, mas para isso os escolhidos tiveram que passar pelos “teste do sofa”. Foi aí que desisti!
    Isso tudo sem falar que para ser um ator bom, tem que ter muito tempo disponível pra estudar e dedicação para treinar. Conseguimos em nosso grupo algumas verdadeiras obras de arte, mas quando estávamos desempregados e ensaiando diariamente, fazendo laboratórios, e esculpindo cada personagem com muuuuito suor. Mas acabamos tendo que desistir porque o meio cristão não sustenta atores, e o trabalho toma o nosso tempo.

    Eu e minha esposa estamos a disposição e tenho um pessoal bom para apresentar, que gostam de atuar e sonham poder viver disso.

  9. Andréa Rangel disse:

    Boa noite!

    Adorei a matéria falando de atores cristãos, estou a disposição para teste amo o evangelho e amo atuar e conheço muitos cristãos atores que estão a espera de uma oportunidade. DEUS ABENÇOE sua vida grandemente!!!

  10. Morane Barreto disse:

    Oi, Fábio,
    Sou cristã, atriz e diretora teatral. Desde a minha infância tive contato direto com a arte, pois meu pai é diretor teatral em São Luís-MA. Converti-me na adolescência e comecei a usar na igreja a técnica teatral aprendida. Os anos foram passando e fiz muitos trabalhos seculares e cristãos… Com a experiência adquirida como assistente de direção, também comecei a dirigir grupos cristãos.
    Atualmente moro no Rio de Janeiro (Capital). Quando vim pra cá, procurei o meio artístico secular para trabalhar. Mas, como tinha um emprego fixo em outra área, não dava pra conciliar e eu precisava me sustentar.
    Na igreja em que eu estava aqui no Rio, criei uma oficina teatral para os evangélicos interessados em atuar. Como o apoio da liderança da igreja, criamos um grupo e, …muitos eram os sonhos…mas, as muitas decepções – como por exemplo, a falta de compromisso com a obra – foram me bombardeando…
    Hoje, estou parada na área, somente como telespectadora. Mas, os sonhos não acabaram…A arte grita, arde dentro de mim…
    Quem sabe…
    Meus contatos:
    email: morane.bsc@gmail.com
    twitter: MoraneB
    Facebook: Morane Barreto

  11. Felipe Brunner disse:

    posso ajudar, temos um grupo de teatro na igreja batista, e sou um dos que dirige e atua nas peças. Mas com relação aos filmes, eles necessitam não só de atores, mas também de uma espetacularização das filmagens, com relação a angulação, movimento e tantos outros meios para chamar a atenção de todos! conquistando as pessoas e pregar o evangelho!

  12. Felipe Brunner disse:

    posso ajudar, nos temos uma bom grupo de teatro na igreja batista, onde faço as peças, dirijo e participo atuando. Com relação aos filmes, eles não só necessitam de atores, mas de uma espetacularização das imagens, com angulações, movimentos e tantas outras coisas que venham chamar a atenção de qualquer um, e assim levar o evangelho impactante para os que vão assistir o filme!

  13. Parabéns, É bom ler e refletir sobre esta temática.

    Pelos comentários anteriores, percebi que há muitos profissionais cristãos que não se conhecem. Talvez pela questão geográfica.
    Temos muitos atores cristãos. O problema é que poucos tem experência de filmagem. Estamos inventando a roda em diferentes partes do Brasil através de pequenos trabalhos regionais que surgem sem compromisso (retiros, brincadeiras entre amigos, etc…). Talvez somente assim seríamos mais conhecidos e teríamos oportunidade de participar de um “casting” em uma produção maior.
    Além disso, os atores bem intencionados cristãos sem muita experiência, estão brigando por um espaço junto a atores não cristão que são profissionais e topam fazer o papél por um baixo cachê… claro que os diretores brilham os olhos para estes ultimos…
    Nós atores cristãos ainda devemos provar a que viemos e nos profissionalizar… uma hora a porta se abre, e os que estão mais próximos dela entrarão primeiro….

    Obs: Sou ator e busco oportunidade e sei como é difícil…Criei um espaço para mais discussões: atorescristaos.blogspot.com/

    Grande abraço a todos.
    Emerson.

  14. Temos muitos atores cristãos. O problema é que poucos tem experência de filmagem. Estamos inventando a roda em diferentes partes do Brasil através de pequenos trabalhos regionais que surgem sem compromisso (retiros, brincadeiras entre amigos, etc…). Talvez somente assim seríamos mais conhecidos e teríamos oportunidade de participar de um “casting” em uma produção maior.
    Além disso, os atores bem intencionados cristãos sem muita experiência, estão brigando por um espaço junto a atores não cristão que são profissionais e topam fazer o papél por um baixo cachê… claro que os diretores brilham os olhos para estes ultimos…
    Nós atores cristãos ainda devemos provar a que viemos e nos profissionalizar… uma hora a porta se abre, e os que estão mais próximos dela entrarão primeiro…

    Obs: Também estou buscando e criando oportunidades…

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 17,368 comentários no Colunas.