Home »

Aprenda a evangelizar com um ateu

Colunas em seu email

Receba Colunas em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Aprenda a evangelizar com um ateu

O conhecido mágico ateu Penn Jillette postou um vídeo na Internet em que conta como foi seu encontro com um cristão que, depois de uma de suas apresentações, o presenteou com uma Bíblia. Ele revelou uma perspectiva inesperada e positiva acerca desse encontro. Penn passou um bom tempo explicando que o tal servo de Deus não era esquisito, excêntrico ou algum tipo de fanático, mas um empresário comum e uma pessoa genuinamente “boa”, respeitoso e elogioso a respeito de sua apresentação. O mágico conta  como o homem chegou até ele, lhe entregou uma Bíblia e disse: “Escrevi uma dedicatória e gostaria que você ficasse com esta Bíblia. Estou meio que te evangelizando”.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Em sua reflexão no vídeo, Penn faz uma pergunta: “Se alguém acredita que há Céu e Inferno e, ainda assim, acha que não vale a pena falar às pessoas sobre o que sabe, com medo de pegar mal, essa pessoa deveria ser odiada por não evangelizar. Afinal, ela crê que a vida eterna é possível e não revela isso a ninguém!”. Penn usa então uma analogia: “Se eu cresse que um caminhão estivesse vindo em sua direção, mas você não… chegaria um momento em que correria ao seu encontro e o puxaria para longe do perigo”.

O ateu encerra o vídeo dizendo: “Aquele homem de fato era uma boa pessoa. Era educado, honesto e mentalmente são, preocupou-se comigo o suficiente para me evangelizar e me entregar uma Bíblia, onde escreveu uma dedicatória, além de cinco números de telefone e um e-mail para eu contactá-lo se quisesse. Sei que não existe Deus algum e um homem educado, que vive sua vida de modo correto, não vai mudar isso. Mas posso assegurar que aquele homem era muito, muito bom”.

É preciso que um ateu nos explique os motivos pelos quais devemos compartilhar o Evangelho com quem não conhece Jesus? Será que nosso amor pelos outros é grande o suficiente a ponto de nos mexermos para criar uma oportunidade para que todos com quem conseguirmos ter contato conheçam Jesus e recebam a vida eterna? Ou somos tão indiferentes assim que não sentimos qualquer compulsão de compartilhar as verdades que os salvarão da morte eterna?

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Maurício

"As opiniões ditas pelos colunistas são de inteira e única responsabilidade dos mesmos, as mesmas não representam a opinião do Gospel+ e demais colaboradores."
Avatar de Maurício Zágari

Por

Jornalista, teólogo e escritor vencedor do Prêmio Areté nas categorias "Autor Revelação" e "Melhor Livro de Ficção" por O Enigma da Bíblia de Gutemberg. Formado em Teologia pelo IBRMEC, é autor ainda dos livros cristãos A Verdadeira Vitória do Cristão, os também finalistas do Prêmio Areté 7 Enigmas e um Tesouro e O Mistério de Cruz das Almas. Mauricio Zágari escreve regularmente no blog "APENAS".

Artigos de em seu email, gratuitamente!

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

40 comentaram, comente você também!

  1. O exemplo acima é de uma evangelização baseada no bom senso. O problema aqui no Brasil é que os evangélicos não evangelizam, eles abordam querendo impor Deus. Querem enfiar Deus goela abaixo das pessoas.

    • vc conhece bem pouco sobre evangelicos,e pior generaliza…

    • O triste é que conheço até demais.

      • Elaine Medeiros disse:

        Não podemos generalizar nada. Os que pregam a Cristo de forma correta, o que realmente está escrito na biblia, que seria pregar o seu amor por nós e não pregar que Ele castiga ou coisa parecida, talvez seja a maneira mais correta. Mas volto a dizer, não podemos generalizar.

    • Entendo muito bem seu ponto de vista, Isaque… infelizmente (principalmente no Brasil) temos uma horda de religiosos evangélicos extremistas que são agressivos e pretendem converter a todos na marra e à base de ameaças do tipo: "Se você não se converter, irá para o inferno". Contudo, acredite: há uma parcela dos evangélicos que agem de forma educada e respeitosa, como o exemplo acima. Que apresenta seus argumentos, suas crenças e também sabem ouvir. Oro que você possa encontrar pessoas assim e poder conhecer toda a bondade existente na Palavra de Deus. Sem pressões, ameaças ou julgamentos. Tenha uma boa semana.

    • Mas essas coisas não são nada perto do que um cristão pode fazer. Vide Adolf Hitler e George W Bush.

    • Além do mais tenho que concordar com eles quando dizem que os países com o IDH mais alto do mundo tem a maior parte da população atéia pois isso é verdade não tem como negar. E também não custa nada as igrejas deixarem de ser um peso pro Estado e começarem a pagar impostos assim como qualquer outra instituição pois elas não estão acima do bem e do mal.

    • voce esta certissimo,se vier me evangelizar acaba saindo agnostico.hhhehheeh

    • quando pegar a biblia para ler,peça a Deus para abrir o seu entendimento e para que voce possa ter conhecimento d'aquilo que ele quer para a sua vida .jesus existiu todos reconhecem ,mas ele veio em uma missão, de não condenar o mundo.está escrito em joão3.15-21: porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito,para todo aquele que nele crer não pereça,mas tenha a vida eterna.porque Deus enviou o seu filho ao mundo não para que condenasse o mundo ,mas para que o mundo fosse salvo por ele. quem crê nele não é condenado;mas quem não crê já està condenado,porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta:Que a luz veio ao mundo , e os homens amaram mais as trevas do que a luz,porque as suas obras eram `más.Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.Mas quem pratica a verdade vem para a luz ,a fim de que suas obras sejam manifestas ,porque são feitas em Deus. UM ABRAÇÃO

    • Isaque Portilho eu tambem conheço,esse foi o maior combustivel para me tornar deista.kkkkkkkkkkkk

    • Não fazemos ideia do tamanho do universo, na verdade somos apenas minúsculas partículas dessa imensidão cósmica, mas somos arrogantes ao ponto de dizer com toda certeza:" não há Deus!!"

  2. 2 Timóteo 4.2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.

    1 Pedro 4.11 Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre! Amém!

    Salmos 40.9 Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes.

    Marcos 1.38 E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue, porque para isso vim.

    Romanos 10.14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

  3. Felipe Benoit disse:

    Aprenda a convencer que papai noel existe com um ateu.
    1: Encontre a vítima.
    2: Diga que se ela se comportar, ela receberá um presente no natal.
    3: Use a regra 2 para ditar o que é um bom comportamento, que te beneficie de preferência. Doações em dinheiro e favores são bem vindos.
    4: Ao chegar o Natal, não dê o presente. Diga que seu comportamento precisa melhorar para receber o presente, e para que aguarde o próximo ano.
    6: Repita o processo.

    Qualquer coincidência com o livro acima é mera coincidência.
    Rsssssssssssssssssssss

  4. Exemplo para nossas vidas.Um ateu ensinando como nós cristãos devemos agir

  5. Jairo Luis Jairo disse:

    Evangelizar é violência pura, pois é tentar influenciar o nosso livre arbítrio de escolher em que acreditar. Nem precisa lembrar, pois todo mundo sabe muito bem que o cristianismo, sua mãe rameira, o judaísmo e seu filhote do inferno, o islamismo, evangelizaram por mais de 1000 anos usando toda a violência que a mente humana pode imaginar e anda fazem isso em muitos lugares do mundo. A bíblia fede e jorra sangue dessa violência em suas páginas. E apesar de todo o esforço para dissimular e modificar o texto macabro, isso não é possível sem arrancar todas as suas páginas.

  6. Jairo Luis Jairo disse:

    PARA QUE EU PRECISO DE UM LIVRO CHEIO DE IDIOTICES E ABSURDOS DA IDADE DO BRONZE???? >>>> http://es.scribd.com/doc/37751168/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-4-As-Historias-Mais-Idiotas-da-Biblia

  7. Jairo Luis Jairo disse:

    EU TENHO CERTEZA DE QUE UMA PESSOA QUE TENTA ME SALVAR DE UMA MORTE ETERNA É UM COMPLETO IDIOTA, UM IMBECIL MANIPULADO POR RELIGIOSOS PARASITAS.

  8. Navegar não é preciso, evangelizar é preciso.

  9. Pelo menos uma esperança, esse ateu não eh preconceituoso.

  10. Junior Inglez disse:

    Por isso que muitos não nos entendem! Nós recebemos esta ordenança do Senhor Jesus Cristo, conforme escrito no evangelho de Marcos 16.15 " Então ele disse: — Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.
    16.16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."

    E também o apóstolo Paulo nos exorta a pregar o evangelho em todo o tempo de forma persistente: – conforme
    2 Timóteo 4.2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.

    Portanto o trabalho de evangelismo deve ser praticado por todos, e principalmente para os que amam, porque evangelizar é um ato de amor! É um assunto muito sério, pois trata-se de "vida eterna" e "morte eterna"!

    2 Timóteo 2.15 " Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho."

  11. As pessoas só podem me convencer pela inteligência, pela razão.. coisas que estão muito longe da média dos evangélicos. Palavras como "porque esta na biblia !", não tem nenhum sentido para mim..

    • Quem convence o homem é o Espírito Santo de Deus, que está bem pertinho de você.
      A inteligência não esta resumida somente aquelas pessoas que tiveram a oportunidade de estuda, graça a Deus por isso.Existe sabedoria de vida que nenhuma faculdade poderá ensina devemos ser humildes para aprender com todos os tipos de pessoa seja ele letrado ou analfabeto .
      Que a Paz do Senhor esteja presente na sua vida!

    • Nadhia Abrantes o que convençe o homem e a sua carencia de acreditar em algo que traga consolo ou esperanças,e um processo psicologico.se o espirito santo q o cristao acredita servisse p alguma coisa ele nunca inspiraria ninguem a ser religioso,visto que a religiao e altamente nociva a existencia humana.e so observar a historia,so serviu p os homens se odiarem,se matarem,promoveu guerras,pedofilia e roubo.

  12. Nao falou nada que muitos cristaos nao tenham falado antes. O problema eh que hoje existe uma supervalorizcao do ateismo, e pensa-se que ser ateu eh sinoniimo de ser sabio e ser cristao, sinonimo de ignorante. Eh soh olhar o exemplo do Richard Dawkins que viaja o mundo todp pregando o ateismo e que muitos consideram como a voz da ciencia e sabedoria. O mesmo Dawkins foge como o diabo da cruz quando tem que debater com cientistas creacionistas. Foge porque sabe que nao tem argumento suficiente para manter sua posicao cientifica. Mas para os leigos posa de autoridade.

  13. Gente chata.
    Vai ajudar crianças carentes, arrecadar alguma coisa…

  14. Como diz nas “escrituras sagradas”, o universo foi criado há uns 8/10 mil anos atrás, mas quando olhamos para o céu vemos estrelas de 100 mil anos luz e até mais, distantes de nós. Ou seja, a luz das estrelas demorou 100 mil anos para chegar até nós, isso então quer dizer que quando deus “criou” o universo em 6 dias(não venha discordar, pois o último ele usou para “descansar”, mas peraí, se ele é o todo-poderoso como ele cansa?) ele já criou a estrela e também já criou a trajetória da luz. Se for isso ele é phoda hein!!!
    Olha que outra coisa legal, se você acredita que deus “planeja” a tua vida, isso significa que ele tem que “realizar”, e para “realizar” ele precisa “agir”, concorda? (Se dizer que não ¬¬’)
    Mas já que ele age em sua vida você não tem livre arbitrío! Ou seja, deus faz a vida pra você, deus age em você. E você faz o que agradecer por ele ter feito tanto em sua vida?(se dizer que não ¬¬’). Traduzindo, você agradece por fazer coisas que já estão pré-determinadas a fazer, você agradece por não viver, pelo direito de não escolher, por viver uma vida que já está determinada, etc.
    Outra coisa legal, o Bóson de Higgs teve a sua existência comprovada! Ou seja, as primeiras partes do Gênesis é falsa, e você aí acreditando em um livro que já começa errando! E mesmo que você não acreditar nesta descoberta, lembra da primeira coisa que eu disse?
    Olha, mais uma coisa legal! Se Jesus nascesse hoje ele seria considerado louco, pois na sociedade que hoje vivemos não é aceitado mais novos profetas, e alguém que seria contra o sistema, tentasse induzir uma nova religião em pessoas, levasse um monte de gente atrás dele, e se apaixonasse por uma prostituta seria louco não seria? Mas a sociedade ainda estava em formação, e as pessoas ainda acreditavam em deuses nórdicos/gregos/romanos e se uma pessoa que soubesse falar muito bem, e que se dizia “filho do phodão” aparecesse, é lógico que as pessoas iam seguir ele. Bem mas se as pessoas acreditavam em Minotauros, um louco qualquer também iriam acreditar né?!
    Pensem em tudo, ah, esqueci de falar sobre mim, tenho 15 anos, sou deísta, e faço parte de uma sociedade que é julgada por cristãos que dizem que não podem levantar falso testemunho, mas se um cara tem um pesadelo(coisa que todo mundo tem) e cria uma música chamada “the number of the beast” que fala apenas de um sonho, a banda inteira já é julgada né?! E, esquecem dessa regra. Hilária a vida!
    Lembre de uma coisa, religião é a falta de pensamento, é depender de deuses fictícios, é perder a coisa mais valiosa que existe na vida “a dádiva de viver”, ou seja, enquanto você poderia estar vivendo, curtindo uma praia, você está em templos venerando um deus que você nem sabe que é verdadeiro, NÃO ACREDITE EM SONHOS! ELES SÃO ILUSÕES DA NOSSA CABEÇA!
    Se eu escrever para você em um pedaço de papel que eu sei voar você vai acreditar? Não né, você até pode dizer que sim, pra me tirar, mas no fundo você não acredita. Então me diz porque você acredita em um deus, cuja a única prova de sua existência são pedaços de papéis.
    Ah, não me fale que tenho o capeta/tinhoso/demônio/lúcifer/satanás/belzebu no corpo, pois não acredito em dêmonios!

  15. Muito bom o texto. Visite um blog diferente mas abençoado http://saladecinemagospel.blogspot.com.br/

  16. O problema é que infelizmente a maioria dos crentes não está preparada para evangelizar ninguém que se diz ateu.
    Sou ateu e já conversei com muitas pessoas sobre esse assunto. A maioria esmagadora das pessoas simplesmente não dialoga. Algumas simplesmente discutem apelando pra ameaças e outras poucas raridades são como esse homem citado acima que conversou com tolerância e respeitando a opinião do próximo.
    E aproveitando esse artigo, é a primeira vez que leio um artigo imparcial na rede de computadores sobre uma pessoa declarada ateia por que neste país existe muito preconceito quando alguém se declara ateu.
    Obrigado pela oportunidade desejo a todos muitas felicidades.

  17. joao marcelo fernandes ganem disse:

    Deus é sabio, e Ele usa da forma que Ele quer. o detalhe não foi o que o pastor, mais sim que a semente ficou plantada e se o “magico” ficou tão impactado, é por que caiu em uma boa terra. É Deus quem guia, la na frente aquele mesmo pastor pode encontrar uma pessoa que ele tenha que falar do amor de Deus e muito, iai? a chave é: Deus é sabio e conhece o ser humano, quando o mesmo não se conhece, como Deus o faz..

  18. É obvio que a evangelização tem que ter o bom senso.Mas quem, por mais puro que possa ser, pode convencer o homem do pecado?
    Só o Espírito Santo é quem faz esta obra. Só Ele pode convencer os homens de seus pecados.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 17,403 comentários no Colunas.