Artigos

A Laicidade no Ensino Público

Comments (2)
  1. Sinceramente apesar de reconhecer a importância do debate, eu não entendi onde o articulista quer chegar. A oferta do "ensino religioso" (ou de um componente curricular com esse nome ou correlato) nas escolas públicas, só se torna ilegal a partir do momento que o Estado subvenciona o fomento a um grupo religioso específico, seja ele evangélico, católico, espírita umbandista… Isto seria um choque até mesmo nas crianças, adolescentes ou jovens cujos pais não professam religião alguma. Se todos pagam impostos e contribuem direta ou indiretamente com a manutenção da escola pública, então ele deveria tratar de todos os credos. Laicidade em educação é isso. Acredito que os problemas entre laicidade e educação pública passam a ocorrer a partir do momento em que grupos diferentes não reconhecem esses limites. Agora claro, estou procurando direcionar minha observação às escolas públicas. Escolas confessionais possuem uma estrutura pedagógica geralmente centrada em credos específicos e todos aqueles que matriculam seus filhos nessas escolas, devem ser conscientes sobre as convicções apresentadas por essas instituições. Algumas escolas particulares não confessionais também apresentam valores centrados em tradições religiosas.

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      ELE DISSE QUE RELIGIÃO É MERDA PURA, SÓ ISSO.

    2. paz do senhor. olha vc é irmão de Joabe q toca e manasses q toca na banda da matriz. vcs se parecem muito

  2. Jairo Luis Jairo disse:

    A BOBAGEM DA CRIAÇÃO DIVINA DETONA O MITO DE JESUS E TODO O CRISTIANISMO>>> http://www.scribd.com/doc/82624185/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-29-A-Bobagem-da-Criacao-Divina

  3. Johnny Bernardo, mais claro que isso, impossível!!! Considero que você deu uma importante contribuição ao falar sobre o assunto de forma CLARA, OBJETIVA e ACADÊMICA, em um canal que atinge ao povo de Deus, em geral, "vítimas" do que a grande mídia produz. Acredito que boa parte dos evangélicos, assim como as outras pessoas que não tem acesso a fontes confiáveis, tem opiniões sobre o assunto baseadas no senso comum e nos relatos dos professores e alunos. Muitos não tem como pesquisar enquanto outros simplesmente não o fazem, passíveis em consumir INFORMAÇÃO e não CONHECIMENTO, que como sabemos, demanda tempo e "digestão" (rsrs). Se possível, continue nesta empreitada, pois muitos mitos entorno deste assunto precisam ser quebrados, já que entre a legislação e a sala de aula, há abismos só superáveis com uma regulamentação fundada no conhecimento, banindo o proselitismo e a falta de bom senso e de formação de alguns docentes. Basta entrevistar vários alunos para saber que algumas aulas se tornam em ofensas e desmerecimento aos credos alheios, além de sessões de "exorcismos" . Fica na paz!

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      A BOBAGEM DA CRIAÇÃO DIVINA DETONA O MITO DE JESUS E TODO O CRISTIANISMO>>> http://www.scribd.com/doc/82624185/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-29-A-Bobagem-da-Criacao-Divina

  4. Paulo Eduardo disse:

    Sou católico. Assim, evidentemente luto pelo crescimento, quantitativo, qualitativo e de influência, de minha Igreja. Entretanto, sou contrário ao Ensino Religioso nas Escolas Públicas pois ao meu ver, fere de fato, o caráter laico do Estado. Não gostaria que o professor de um filho meu, se tivesse, fosse protestante, ou umbandista, ou espírita. Assim, acho que cabe a própria organização religiosa educar em sua fé, seus jovens.

  5. só sei que jesus vai vir separar os bons dos maus. sou catolica. e busco sempre pedindo a orientaçao de DEUS. por estar acontecendo tantas coisas. e sempre , o Esprirto santo me da uma plavra. como eu disse no principio vou vir separar os bons dos maus abraços DEUS abençoe.

    1. Gabriel Dutra disse:

      Sou ateu, tenho 15 anos…
      Seu comentário está relacionado a que? Não vi nada que afirmasse uma relação opositora ou aceitadora sobre o assunto. Caso não tenha nada a comentar, simplesmente, não comente. Já é uma vergonha uma senhora de tua idade não saber escrever, imagina ficar escrevendo bobagens na internet?

    2. Jairo Luis Jairo disse:

      A BOBAGEM DA CRIAÇÃO DIVINA DETONA O MITO DE JESUS E TODO O CRISTIANISMO>>> http://www.scribd.com/doc/82624185/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-29-A-Bobagem-da-Criacao-Divina

    3. nao entendeu porque nao conhece a palavra de DEUS le a biiblia jeus tambem ama os ateus fica a dica. abraços.

    4. Jairo Luis Jairo disse:

      CONFESSA, TU NUNCA LEU A BÍBLIA >>>> OLHA O AMOR DE DEUS AQUI >>>http://es.scribd.com/doc/76896728/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-6-Deus-e-a-Fonte-do-Mal

    5. Jairo Luis Jairo disse:

      MENTIROSOS (TU) E ATEUS VÃO PARA O INFERNO SEGUNDO TUA BÍBLIA >>> QUEM CRER SERÁ SALVO, QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO… DISSE O LADRÃO DE JEGUE DA PALESTINA (JESUS).

    6. Gabriel Dutra :
      Ateu ,15 anos e sem um pingo de educação.Fala sério,vergonha é não ter educação ,seja lá,a idade que for!

    7. Gabriel Dutra :Argumentum Ad Hominem.

    8. Beto Maia disse:

      A melhor reflexão sobre o ensino laico foi feita Jean Jaurès, político, filósofo, historiador e teórico socialista francês. Seu texto é do começo do século passado, mas ainda assim atual! Quem tiver mente aberta, é bom dar uma olhada. http://migre.me/c42GJ

  6. Samuel Pereira disse:

    Sou evangélico, mas não concordo com Ensino Religioso em escola pública. A princípio, o estado é laico, e feri a lei.
    Sendo o número de evangélico menor, não haveria uma parcialidade em detrimento ao referido número? Nesse caso quem de fato, seria o professor de religião, o pastor, o padre, a freira? Duvido que seja o pastor?
    Lugar de religião é nas igrejas. Igreja católicas tem seus catecismos, etc. Igrejas evangélicas, tem lá suas escolas dominicais, cultos de doutrinas, seminário teológicos, etc. Se não querem continuar a perderem seus fieis, procure outros métodos., não escolas públicas.

  7. Wagnerroberto Santos disse:

    o estado não pode promover ou fazer apologia a nenhuma religião certo, mas muitas religiões estão entrando nas escola através de cultura, ex; cultura afro brasileira, rituais de umbanda e candomblé disfarçado de cultura afro, gostaria de saber o porque?

  8. Jairo Luis Jairo disse:

    Jesus Cristo nunca existiu. Logo ninguém é cristão, o cristianismo é uma farsa e são todos mentirosos falando do que não sabem, não viram e não podem demonstrar. TODOS MENTIROSOS HIPÓCRITAS.

  9. Guilherme disse:

    Excelente texto.

  10. Significado de Laico : Laico significa o que ou quem não pertence ou não está sujeito a uma religião. O termo “laico” tem sua origem etimológica no Grego “laikós” que significa “do povo”. Está relacionado com a vida secular (mundana) e com atitudes profanas que não se conjugam com a vida religiosa. Um comportamento secular é o oposto de um comportamento eclesiástico, direcionado para atividades da Igreja.

    1. Agora vamos para as provas documentais ???

    2. O ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO ESTÁ SENDO PREPARADO PARA SER EXCLUSIVO DA ONU X ANTICRISTO !

    3. Artigo 3º
      A República Federativa do Brasil reafirma a personalidade jurídica da Igreja Católica e de todas as Instituições Eclesiásticas que possuem tal personalidade em conformidade com o direito canônico, desde que não contrarie o sistema constitucional e as leis brasileiras, tais como Conferência Episcopal, Províncias Eclesiásticas, Arquidioceses, Dioceses, Prelazias Territoriais ou Pessoais, Vicariatos e Prefeituras Apostólicas, Administrações Apostólicas, Administrações Apostólicas Pessoais, Missões Sui Iuris, Ordinariado Militar e Ordinariados para os Fiéis de Outros Ritos, Paróquias, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
      § 1º. A Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir todas as Instituições Eclesiásticas mencionadas no caput deste artigo.

    4. QUE BRASIL LAICO É ESSE QUE DAR PODER ABSOLUTO A UMA RELIGIÃO PARA CRIAR , MUDAR OU DESTRUIR AS OUTRAS RELIGIÕES ??? > § 1º. A Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir todas as Instituições Eclesiásticas mencionadas no caput deste artigo.

    5. QUE BRASIL LAICO É ESSE QUE DAR PROTEÇÃO TOTAL DAS FORÇAS ARMADAS A FAVOR DE UMA RELIGIÃO ??? NENHUMA OUTRA RELIGIÃO TEM ESSAS GARANTIAS DE PROTEÇÃO !!! > Artigo 7º
      A República Federativa do Brasil assegura, nos termos do seu ordenamento jurídico, as medidas necessárias para garantir a proteção dos lugares de culto da Igreja Católica e de suas liturgias, símbolos, imagens e objetos cultuais, contra toda forma de violação, desrespeito e uso ilegítimo.
      § 1º. Nenhum edifício, dependência ou objeto afeto ao culto católico, observada a função social da propriedade e a legislação, pode ser demolido, ocupado, transportado, sujeito a obras ou destinado pelo Estado e entidades públicas a outro fim, salvo por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, nos termos da Constituição brasileira.

    6. APENAS A IGREJA CATÓLICA TERÁ OS DIREITOS LEGAIS PARA PREGAR E ENSINAR NOS HOSPITAIS , ESCOLAS , ETC … > Artigo 8º
      A Igreja Católica, em vista do bem comum da sociedade brasileira, especialmente dos cidadãos mais necessitados, compromete-se, observadas as exigências da lei, a dar assistência espiritual aos fiéis internados em estabelecimentos de saúde, de assistência social, de educação ou similar, ou detidos em estabelecimento prisional ou similar, observadas as normas de cada estabelecimento, e que, por essa razão, estejam impedidos de exercer em condições normais a prática religiosa e a requeiram. A República Federativa do Brasil garante à Igreja Católica o direito de exercer este serviço, inerente à sua própria missão.

    7. A IGREJA CATÓLICA SERÁ A ÚNICA QUE TERÁ PODERES DE ENSINOS SOBRE AS OUTRAS INSTITUIÇÕES ECLESIÁSTICAS ! > Artigo 10
      A Igreja Católica, em atenção ao princípio de cooperação com o Estado, continuará a colocar suas instituições de ensino, em todos os níveis, a serviço da sociedade, em conformidade com seus fins e com as exigências do ordenamento jurídico brasileiro.
      § 1º. A República Federativa do Brasil reconhece à Igreja Católica o direito de constituir e administrar Seminários e outros Institutos eclesiásticos de formação e cultura.

    8. O NOVO CRISTIANISMO ECUMÊNICO SERÁ A FAVOR DO CATOLICISMO ROMANO QUE TERÁ O APOIO DA ONU E DOS GOVERNOS MUNDIAIS PARA DECRETAREM O REINO MARIANO !

    9. OS REIS DARÃO O REINO A BESTA ! OS REIS DARÃO O REINO A MARIA !

    10. QUALQUER IGREJARELIGIÃO QUE RECUSAREM AO REINO MARIANO E NÃO ACEITAREM RECEBER A IMAGEM DA SANTA MARIA NOS PÚLPITOS VÃO SER DESTRUÍDOS CONFORME O ARTIGO TERCEIRO PARÁGRAFO PRIMEIRO DESSE ACORDO !

    11. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. Apocalipse 13:15

    12. ARTIGO TERCEIROPARÁGRAFO PRIMEIRO: > § 1º. A Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir todas as Instituições Eclesiásticas mencionadas no caput deste artigo.

    13. EM 2010 QUANDO OS PADRES E FIEIS AMEAÇARAM BOICOTAR A ELEIÇÃO DA CANDIDATA DILMA … O LULA AMEAÇOU ROMPER ESTE ACORDO COM O PAPA !

    14. OS CATÓLICOS OBEDECERAM AO PAPA E VOTARAM NA DILMA !

    15. PORQUE O LULA ELEGEU O HADDAD DEFENSOR DO KIT GAY ??? DERROTANDO O SERRA, O MELHOR CANDIDATO DE SÃO PAULO NA OPINIÃO DOS PAULISTAS ??? QUEM ELEGEU O HADDAD??? RESPOSTA : OS CATÓLICOS ROMANOS !!!

    16. O ESTADO DE SÃO PAULO ESTÁ SENDO PREPARADO PARA SER A CAPITAL MUNDIAL DO NOVO

    17. QUAL OUTRA RELIGIÃO ALÉM DO CATOLICISMO, TERÁ UM TREM BALA A SUA DISPOSIÇÃO ??? http://www.youtube.com/watch?v=oQAvrNisFW0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Colunas Gospel+ é um espaço de opinião, voltado ao público cristão, com abordagem de diversos assuntos ligados à jornada de fé, sociedade, política, música e muito mais.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.